24 março 2007
(s/ título)
Se vos disser que, no infinito inteligir recombinatório de Deus Pai, tudo d'antemão foi pensado e repensado e continua sendo e dizendo pela boca de prata dos anjos anunciadores estranhar-me-eis, com toda a exacta certeza da magna objecção de quem sabe que, se o Altíssimo é infinito em todos os seus atributos, não há o total e instante exaurir de Seu entendimento plasmado n'antecipação total do porvir mas, pelo contrário, um brotar constante de tudo o que é, pensável e dizível, e, tod'essa infinda verve feita verbo continua continuamente jorrando por tantos séculos e evos que sejam a global medida desmesurada do tempo da perfeição. Porém, difícil é conceber que o acto de ser, em puro acto actuante, não tenha sido, desde sempre e para sempre, sabido e consabido por Aquele que sabe.Vejam, o dilema é, deveras, ingente: por um lado vos digo que tudo o que é, foi e será, sempre foi, é e como não poderia deixar de ser, será, por outro vos reitero - e vós comigo - que - ó, arripiant'estranha banda, também s'implica em tal asserção ignóbil limite do que, por sua natural e precursora natureza, não concebe nem aceita qualquer limiar e muito menos aquele do esgotar possibilitante de todas as possíveis hipóteses. Cercear o irrestrito dilatar do que, contudo, não comporta excesso é, como vos quero fazer ver, tão fútil e tolo como conceber a imperfeição daquele mais-que-perfeito manar de glória qu'inunda a todos com Sua beatífica luz, ao aventar a blasfemante tese da sua incompletude, ao pressupor - ou, tão só, sugerir - movimento onde movimento não há, nem haver pode, pois aquiescer no móvel é defender a existência impossível de um outro verdadeiramente distinto do que constitui a própria tecitura d'existência feita - como nenhum de vós ignora - de cogitante e verbalizante essência. Se, na Sua infinita sapiência e potestade, fosse permitido tempo e mudança então, meus caros, como esses tempo e mudança se coadunariam com a completa completude? Se o Altíssimo tudo sabe e desse desmedido saber está implicado o dito Primeiro e Final e s’entre o dito dizido Primeiro e Final estão as coisas, no seu particular assim como no seu universal, então já tudo é sido o que, por angustiante e desditosa vez, nos desola, ao exigir a fatal fronteira de nada mais poder ser e, por ess’escolho tortuoso, nos esmagar com a frágil adveniência d'indigno tolher da liberdade total que, para ser tão ampla e vasta como as demais virtudes de Deus, também deve conter, em si, irreprimível margem de ser diferente do que tem sido. Cogitar em mente tão bastamente perfeita, repleta de tantos e completos atributos é - se tal nos for permitido, eu que medito e vós qu'escutais este melancólico discorrer - estar em permanente iminência do abismo, de descobrir falhas no mais puro diamante, de sentir o cheiro & sabor da mais pura água da mais pura límpida fonte, de descortinar a nuvem que desponta (e sentir a sediciosa presença da borrasca) no lis’imaculado céu d'anil e ouro, onde etéreo e eterno resplandece Quem nos deu ser, nos alimentou nos tempos primordiais e, por intermédio dos Escolhidos, nos vai fazendo chegar sinal de Sua querença, do que nos é permito e do que nos é proibido, do que de nós é esperado e do que nos constitui no ruinoso engano, do que nos faz livres e do que nos aprisiona nas peias do enganoso engodo, do tenebroso umbrar do preclaro entendimento, perturbando até as ledas almas que julgam acreditar que é na frontal inquirição dos imperscrutáveis desígnios o caminho certo da certitude vindicadora e reabilitante de todos os males e males, qu'em era-má, d’ominosa ventura, foram libertos sobre o orbe, comendo e ferindo e matando e fazendo sofrer e penar quem forças não tem, obrigando a pôr joelho em terra, vergado ao peso e à desgraça, a escolher d’entre sua progenitura quem há-de medrar e quem há-de perecer e, porque tal é o poder da verdade qu'existe na promessa da vera e cabal compreensão de quem tem a una chave do porvir e do saber e do querer e do nascer e do morrer e do ser e do a ser e do ficar e do partir e do medir o peso que cada um dos homens, no momento final da última hora, transportará ante Sua majestosa & magistral majestade.
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