Diário Laboratório 2021
12/1/2021
Contudo, é evidente que se sofre de um tipo de bloqueio que é, aliás, muito profundo: o bloqueio pela proliferação disforme do fragmento.
![]() ![]()
Diário Laboratório de 2021
11/1/2021
Talvez se possa recorrer, mesmo, à noção de destino: o destino do escritor é um destino de predestinação e pouca coisa haverá que se possa fazer quanto a isso. Ou se nasceu para a escrita ou não. Todavia, além do trabalho intenso, a completude dos projectos e a consequente multiplicação das publicações permitirão, quiçá, multiplicar também as chances que propiciem o encontro supremamente feliz com aquelas circunstâncias que vindiquem uma existência dedicada às letras.
![]() ![]()
Diário Laboratório de 2021
10/1/2021
Mais ainda: nem é só, o mais das vezes, o livro o único fiel de um texto. O livro-projecto é, tão-só, a unidade de avaliação da escrita, pois também o todo-da-obra é critério valorativo enquanto contexto constitutivo mais geral onde se inserem cada texto e cada livro.
![]() ![]()
Diário Laboratório de 2021
9/1/2021
Na verdade, a única possibilidade de análise valorativa será, porventura, a aferição da fidelidade entre projecto ideado e escrita consubstanciada em livro terminado, ainda que na modalidade de obra aberta...
![]() ![]() |